Plantas x geadas

24072018
Share Button

Plantas resistentes à geadas

Agora que você já sabe como deve proteger as plantas mais sensíveis, que tal cultivar plantas resistentes ao frio para poupar todo esse trabalhão, hein?

Essas são plantas bem comuns, encontradas facilmente em floriculturas ou garden centers (tipo a Cobasi de São Paulo), e recomendadas para locais de clima frio:

Antes, um pequeno aviso sobre temperos. Alecrim e a Cebolinha são bem resistentes inclusive à geadas. Já Salsinha, Sálvia, Tomilho e Orégano podem morrer. A Hortelã até pode ter as folhas queimadas, mas depois ela renasce rapidamente.

O Manjericão é outro que não gosta nada de temperaturas abaixo dos 10 graus, como pode ser visto na foto abaixo, com as folhas queimadas por uma geada de junho de 2016.

Manjericão
Manjericão machucado pela geada

Agora vamos às plantas mais resistentes:

Agapanto

Agapanto

Alecrim

Alecrim

Alyssum (ou Álisso ou ainda Flor de Mel)

Alyssum

Amor Perfeito

Amor Perfeito

Amoreira

Amoreira

Azaleia

Azaleia

Bambusa (Bambuzinho-de-jardim)

Bambusa

Barba-de-serpente (ou Liriope)

Barba-de-serpente ou Liriope

Boca-de-leão

Boca-de-leão

Bôrdo

Bôrdo

Buxinho

Buxinho

Caliandra

Caliandra

Camélia

Camélia

Camomila

Camomila

Cica

Cica

Cravo e Cravina

Cravo e Cravina

Crisântemo

Crisântemo

Fórmio

Fórmio

Gazânia

Gazânia

Gérbera

Gérbera

Girassol

Girassol

Glicínia

Glicínia

Hera (trepadeira)

Hera

Hera japonesa (também conhecida como Hera pendente ou variegada) também resiste tranquilamente ao frio intenso.

Hera japonesa

Hortênsia

Apesar das folhas queimarem nas geadas, ela aprecia e precisa do frio. Após o risco de geadas (em agosto ou setembro), basta podar deixando os galhos com 20 ou 30cm do chão para que renasçam vigorosamente na primavera.
Hortênsia

Lavanda

Lavanda

Lírios

Lírio

Margarida

Margarida

Mirtilo

Mirtilo

Moreia

Moreia

Podocarpus (Pinheiro de Buda)

Podocarpus

Rododendro

Rododendro

Roseiras

Roseiras

Tulipa

Tulipa

Unha-de-gato (trepadeira)

Unha-de-gato

Videiras (Uvas)

Uvas

Vinca

Vinca

Yucca

Yucca

Árvores para climas temperados

Tem espaço? Plante árvores! O planeta agradece. Veja algumas opções de árvores que se adaptam a climas temperados (com invernos bem definidos), incluindo locais onde ocorrem geadas.

Araucária

Araucária

Aroeira Salsa

Aroeira Salsa

Caquizeiro

Caquizeiro

Cedros e Ciprestes (Pinheiros)

Cedros e Ciprestes - Pinheiros

Cerejeira

Cerejeira

Frutíferas cítricas

Os cítricos resistem a até 7 graus negativos, de acordo com pesquisas da Embrapa, mas quanto mais jovem, mais frágeil. As variedades mais resistentes são o limão-cravo (ou limão galego), Tangerina (Bergamotas) e alguns tipos de Lima. As laranjas (exceto as Limas) preferem climas mais quentes, mas por experiência própria, resistem bem a temperaturas negativas e geadas leves.

Frutíferas cítricas

Ipê-amarelo

Ipê-amarelo

Kaizuka

Kaizuka

Macieira

Macieira

Nespereira

Nespereira

Oliveira

Oliveira

Palmeira Real

Palmeira Real

Pessegueiro

Pessegueiro

Plátano

Plátano

Resedá (Extremosa)

Resedá - Extremosa

Outras frutíferas que podem ser cultivadas em locais de clima frio são os pés de Pêra, Ameixa, Figo, Goiaba, Pitanga, Kiwi, Maracujá e Romãzeira, por exemplo. Porém, se mora em locais de geadas frequentes, recomendo manter em vasos (ou não plantar) os pés de Maracujá, Pitanga, Goiaba e Figo. A exceção do Maracujazeiro os demais resistem a geadas leves, mas podem ser bastante danificados.

Plantas sensíveis à geadas

O título acima pode ser óbvio, já que a grande maioria das plantas não resistem às geadas, mas neste caso quero me referir a plantas que podem ser cultivadas em locais onde o frio é intenso, inclusive com temperaturas negativas, porém posicionadas em locais cobertos e protegidos; nas varandas, por exemplo.

Na foto abaixo é possível ver a dificuldade que tive em fazer caber nessa sacada coberta, todas as plantas sensíveis às geadas…

Plantas protegidas da geada

Já se você mora em um terreno com elevações e não quer plantar em vasos, saiba que a geada mais forte se concentrará na parte mais baixa dele. Evite plantar as espécies mais sensíveis no local.

Para saber se a geada vai acontecer, basta olhar para o alto. Céu estrelado, sem nenhuma nuvem é sinal de geada. Abaixo dos 2 graus o orvalho já começa a congelar.

Enfim, vamos às plantas que resistem ao frio (mas não à geadas). E só listei aquelas que eu pessoalmente cultivo e que já enfrentaram temperaturas negativas, devidamente posicionadas nas varandas, e que apesar de expostas ao frio extremo se mantiveram intactas:

Agave

Agave

Alamanda

Alamanda

Aspargo samambaia

Aspargo samambaia

Avenca

Avenca

Babosa (Aloe Vera)

Babosa

Bambu mossô

Bambu mossô

Brinco de princesa

Podem até ficar expostas à geadas, mas folhas podem secar (“queimar”), por isso recomendo proteger.
Brinco de princesa

Bromélia-imperial

Existem muitas espécies, mas a imperial é nativa de regiões serranas, por isso tende a resistir mais. Porém pode ter as folhas queimadas nas geadas.
Bromélia-imperial

Capuchinha

Capuchinha

Clorofito

Clorofito

Cóleus

Cóleus
Cóleus com as folhas de cima queimadas pela geada do dia 08 de junho de 2016 aqui em Santa Catarina

Dália

Se o bulbo estiver plantado no jardim e ainda estiver florindo, queimará após a geada, mas basta cortá-la rente ao solo para que rebrote quando o clima esquentar (na primavera).
Dália

Dinheiro em penca

Suporta muito bem as baixas temperaturas, exceto geadas. Em relação ao sol, quanto mais sombra, mais verde. E quanto mais sol, mais avermelhadas ficam suas folhas.
Dinheiro em penca

Falsa Érica (ou Érica)

Antes de cultivar esta planta li que ela não era apropriada para regiões frias e de altitudes elevadas, mas não foi o caso. Aqui estou acima de 800 metros e ela só sofre com as geadas (quando é preciso podar bem curta após secarem), mas crescem rápido e florescem novamente na primavera sem problema algum.
Falsa Érica

Escova-de-Garrafa

Adorada pelos beija-flores resiste bem ao frio, mas queima nas geadas. Se os danos forem pequenos é só podar no final do inverno. Se a região é atingida por geadas constantes mantenha em vaso para evitar esse transtorno.
Escova-de-Garrafa

Gerânio

Apesar de resistentes ao frio, suas folhas e flores podem ser danificadas em caso de geada. Melhor levar os vasos para ambientes protegidos.
Gerânio

Guiné

Guiné

Hibiscos

Hibiscos

Jasmim dos açores

Este talvez seja o jasmim mais resistente ao frio, mas pode sim ter algumas folhas ‘queimadas’ em caso de geadas.
Jasmim dos açores

Manacá-da-serra anão

Não confundir com a árvore, a irmã de porte grande.
Manacá-da-serra

Manacá-da-serra e Manacá-de-jardim

Apesar de plantas resistentes ao frio, podem precisar de poda após geadas, já que as flores (e folhas em plantas mais jovens) podem “queimar” totalmente.
Manacá-da-serra e Manacá-de-jardim

Morangos

Precisa do frio, mas deve ser protegido já que pode ter flores e folhas queimadas em geadas fortes.
Morangos

Orquídeas

Existem centenas (ou milahres) de espécies . Aqui cultivamos a olho de boneca
Orquídea

Orquídea Bambu (Arundina)

Orquídea Bambu - Arundina

Pacová

Pacová

Pleomele

Pleomele

Primavera

Algumas espécies podem apenas perder as folhas e entrar em dormência, mas em geral ela queima, te obrigando a podá-la para que rebrote. E só faça isso na primavera, aproveitando para incorporar uma generosa dose de farinha de osso e húmus de minhoca nas bordas do vaso (ou a 20 cm do caule se estiver no solo). No inverno a poda pode prejudicar ainda mais a planta.

Primavera
A Primavera é bem resistente, mas pode ter folhas queimadas por geadas. Se possível, opte pela variedade lilás, que é a Primavera mais resistente ao frio

Quaresmeira

Muitas vezes confundida com a Manacá-da-serra, ela é ainda mais sensível à geadas.
Quaresmeira

Sálvia (ou Alegria do jardim ou Cardeal)

Sálvia

Strelitzia

Strelitzia

Suculentas

Ripsális e dedinho de moça, por exemplo.
Suculentas

Tagetes

Tagetes

Tagetes congeladas
Tagetes congeladas por geada de junho de 2016 a uma temperatura de 1,5 grau abaixo de zero

Se tiver experiência com outras plantas que toleram bem o frio, deixe um comentário que ela será adicionada em nossa lista.

Recuperar plantas afetadas pelo frio

O frio já passou, não tem previsão de novas geadas e não foi possível proteger tudo adequadamente; várias plantas ficaram destruídas pelo frio/geada. Como recuperar essas plantas?

Se o dano for superficial não é preciso se preocupar, ela vai se regenerar sozinha com o tempo. Mas se quiser ajudar no processo, faça uma poda delicada um pouco abaixo do local afetado. Isso tende a estimular um novo crescimento na área. O local do corte deve ser imediatamente acima de uma gema (ou broto). Se o galho estiver verde é sinal de que está saudável, se estiver seco, corte mais abaixo até encontrar uma parte mais verde (não precisa ser verde escuro, basta uma tonalidade verde para saber que o galho está vivo).

Outra providência é adubar a planta com um adubo equilibrado, e dessa vez pode ter também nitrogênio, não apenas fósforo e potássio, para estimular novas brotações nessas áreas mais afetadas. Qualquer composto 10-10-10 será o suficiente (sempre longe do caule, se for adubo químico).

Para finalizar, proteja bem a planta e o solo (cobrindo ambos) e tenha paciência. Na primavera é onde saberemos quais espécies conseguirão se regenerar. A natureza é forte e quando cuidamos bem dela a retribuição é certa.

Fonte: AdoroPlantas

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>